esta frase de Tip O'Neill, senador histórico dos Estados Unidos, resume uma das facetas mais fascinantes da politica nos EUA - as ferozes campanhas eleitorais, com uma intensidade pouco vista na mais pacata e "civilizada" Europa. É dessas campanhas, e do seu intenso colorido, que nasce uma das melhores facetas da política americana: os anúncios políticos, que divulgam, convencem, e sobretudo atacam o adversário, em 30 segundos.
Com as midterms de 2010 a aproximarem-se, é a altura ideal para começar este blogue, onde procuro divulgar esses anúncios, que pela sua franqueza, humor, má-fé (muita má-fé...), manipulação, difamação, inocência, e valores, genuínos ou fingidos, permitem conhecer melhor os aspectos mais profundos da política americana.
Para iniciar, nada melhor que o mais famoso de todos eles: o Daisy Ad, de Lyndon Johnson na campanha contra Barry Goldwater em 1964. Apesar de emitido apenas uma vez, a sua influência foi tão vasta que é-lhe atribuído uma boa parte da responsabilidade da vitória da Johnson nessas eleições. Jogando com o medo primário, numa época de grande tensão entre as duas superpotências, em que o perigo de uma guerra nuclear era real, teve o dom de aterrorizar uma nação inteira com a utilização de uma pequena menina a ser aniquilada por uma explosão atómica. A mensagem: eu, ou o cataclismo! Ainda hoje, o efeito é impressionante.