Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2010

1988: como Dukakis perdeu as eleições

As eleições presidenciais de 1988 foram duras, muito duras. De um lado havia George Bush, que se candidatava como o sucessor de Reagan, numa altura em que o optimismo que caracterizou a sua presidência estava muito desgastado com o escândalo Irão-Contras, o Défice astronómico (para a altura), e o crash de 1987. Michael Dukakis, o Democrata, candidatava-se com uma agenda de maior e melhor intervenção do governo, programas de apoio à saúde infantil, educação e habitação, e tinha muito boas hipóteses de conquistar o lugar numa América que dava sinais de estar saturada da presidência republicana.

 

É neste contexto que estas eleições se tornaram numas das mais sujas de sempre. Uma série de anúncios da campanha de Bush e de grupos exteriores atacaram Dukakis implacávelmente, pintando-o como um liberal fraco na defesa e fraco contra o crime, o que veio a revelar-se uma estratégia vencedora.

 

Desta campanha, ficam dois dos mais famosos anúncios. O primeiro, centrado na defesa e segurança, ficou de tal maneira conhecido que o nome Michael Dukakis está até hoje associado a um capacete demasiado grande:

 

 

Pensado para retratar o candidato como "incompetente para defender o país", utiliza uma série de alegações (dúbias, diga-se) em fogo rápido no início, e acaba em beleza, utilizando uma desastrosa acção promocional do próprio Dukakis em que aparecia a bordo de um tanque de guerra com um capacete demasiado grande e um sorriso idiota. Para compôr a imagem ridícula, foi adicionado ao filme, pelos produtores do anúncio, o som de mudanças a serem arranhadas, maximizando a imagem de inépcia do candidato.

 

O segundo, da autoria de um grupo "exterior" à campanha, é um dos mais brutais e infames alguma vez emitidos, e ficou para sempre na memória dos americanos Centra-se na figura de William Horton, um assassino negro condenado a perpétua que utilizou o programa de saídas precárias em vigor no Massachussets para escapar, acabando por violar uma mulher branca e esfaquear o marido. Sentindo que este caso apelaria aos instintos mais básicos de uma américa onde o racismo era ainda predominante, o anúncio utiliza a ameaçadora "mug-shot" de William (que a campanha alterou para Willy) para ligar um perigoso negro assassino e violador, o pior terror de uma américa branca e suburbana,  ao candidato democrata. O efeito foi devastador, e Dukakis nunca se recuperou do golpe.

 

 

 

 

A campanha de 1988 teve consequências duradouras na política dos EUA: foi a primeira vez que a táctica dos grupos exteriores para passar mensagens mais duras foi utilizada a esta escala, tornando-se habitual a partir daí. A mensagem dos Democratas como "fracos na defesa e no crime" solidificou-se, sendo utilizada ainda hoje. E formou uma nova geração de operacionais políticos Republicanos sobre como organizar uma campanha negativa. Entre esses, como consultor de media, estava Roger Aisles, hoje patrão da Fox News.


publicado por Vega9000 às 07:00
link do post | comentar | favorito

pesquisar

 

Contacto

nsalgueiro@gmail.com

posts recentes

Anuncios judiciais (1)

James Anderson: A real at...

RNC: No more Frankens

As guerras do casamento (...

Os gozo dos ditadores

O ataque da Pelosi gigant...

Gabrielle Giffords

North Dakota: o contraste...

Uma cara bonita e uma met...

O triunfo dos marrões

últ. comentários

Pois eu acho que é de continuar...
Obrigado a todos. Isto está em pausa enquanto deci...
e não fazes mais? eu gostei.:-)
Eu n tenho nada a ver com os bacanos do aspirina, ...
Vim espreitar o blog do comentador mais simpático ...
:)))
Um bocadinho paranóico, não? Tem exemplos de algum...
Correccao: o uso de armas ja e regulado nos EUA.Os...
No actual Partido Republicano, alguém gabar-se do ...
:)))[Interessante o remate: "especialmente um Repu...

tags

republicano(40)

senado(25)

democrata(23)

primárias(17)

governador(13)

congresso(11)

alabama(7)

nevada(6)

presidenciais(6)

florida(5)

arizona(4)

california(4)

histórico(4)

ohio(4)

califórnia(3)

carly fiorina(3)

conservador(3)

dnc(3)

pennsylvania(3)

alexis giannoulias(2)

todas as tags

arquivos

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Blogs recomendados

Statcounter

blogs SAPO

subscrever feeds